Motivação com Recompensa ou Punição? [Como Se Motivar e Não Procrastinar]

Tempo de leitura: 3 minutos

Além da minha experiência em atendimentos, sempre leio e pesquiso muito sobre o que faz as pessoas fazerem o que fazem e o que faz NÃO FAZEREM o que poderiam e gostariam de fazer – a chamada PROCRASTINAÇÃO. O que leva à motivação? Como se motivar?

O primeiro ponto interessante é a quantidade de teorias a respeito do tema “motivação”, quase todas elas baseadas no princípio de “recompensa ou punição”. A ideia é simples: o ser humano (assim como qualquer outro animal) tende a tomar decisões e atitudes baseadas em fugir da dor ou buscar o prazer. O único problema é que não somos uma máquina lógica que segue uma sequência determinada de passos, como se fôssemos robôs!

Imagine alguém em um estado emocional escasso de recursos (como depressão, ansiedade, angústia, tristeza etc.). Você pode dizer para essa pessoa algo como: “Não fique assim! Saia de casa e vá passear no parque! Encontre seus amigos e divirta-se!”. Será mesmo que, em geral, isso irá trazer alguma mudança para essa pessoa? Basta você dizer a ela o que precisa fazer? É possível que você esteja se enganando, achando que realmente sabe o que está acontecendo a ela?

Imagine um empreendedor, que necessita realizar certas tarefas e ter uma certa rotina, e não está conseguindo. É possível mudar os hábitos e comportamentos dessa pessoa dizendo algo como “siga esses passos e lhe garanto que você terá resultados”? É fácil assim iniciar um novo comportamento, construir uma nova escolha? Será que é fácil assim, seguir uma lógica, passos específicos, para termos escolhas diferentes, com mais sucesso? Será fácil assim se motivar?

E se fosse possível experimentar um estado diferente?

Antes de discursar sobre qualquer “fórmula para se motivar”, é precisar dar-se conta de que existe uma MENTE INCONSCIENTE, altamente inteligente, atuando em seus comportamentos, suas escolhas e reações emocionais. Quando falamos em “fugir da dor ou buscar o prazer”, estamos falando a linguagem da sua MENTE INCONSCIENTE. E essa mente inconsciente nem sempre segue uma lógica que conseguimos perceber ou raciocinar.

 

Nós, seres humanos, somos animais altamente evoluídos e adaptados (somos capazes de existir e sobreviver em qualquer região do planeta Terra!). Nossa mente inconsciente, contudo, aprendeu há muito tempo a desenvolver formas de sobreviver (quase 1 milhão de anos atrás). Essa necessidade da nossa mente inconsciente em sobreviver acaba criando certos padrões de escolhas e comportamentos que são aprendidos desde quando somos bebês, para que sobrevivamos ao nosso entorno.

Perceba que a forma como você age e reage, seus comportamentos, suas reações emocionais, a forma como toma decisões, foram quase todos desenvolvidos há MUITO tempo (provavelmente em sua infância). Ou seja: não é simples compreender de forma racional o que acontece em nossos comportamentos e emoções. Mas isso não significa que não possamos mudar! Existem, SIM, formas de nos conectarmos com nossa mente inconsciente e mudar esses padrões, essa procrastinação.

Muitas vezes nós QUEREMOS MUITO algo, mas é como se existisse “algo interno” que nos limita a alcançar o que desejamos (quer seja um novo comportamento, resultados diferentes na vida profissional, na vida pessoal etc.). Tenho percebido, em meus atendimentos e minhas pesquisas, diversas formas e técnicas que podem nos ajudar a ter uma performance melhor e mais congruente com nossos desejos.

Nos próximos artigos você irá aprender, de acordo com minha experiência em atendimentos e pesquisas, COMO você pode ter novos comportamentos e decisões com mais motivação, para que você experimente MUDANÇA AGORA!

Obs: comente abaixo que dificuldades você possui em se motivar! Existe algo que não consegue realizar? Sente-se travado para tomar alguma decisão ou atitude? Estarei dedicado em responder e ajudar você 😉

Gostou do post? Compartilhe para seus amigos!

E não esqueça: inscreva-se abaixo para receber os próximos conteúdos!

Grande abraço!

4 Comentários


  1. Leonardo, excelente texto.
    Me sinto exatamente como descrito. Parece que algo sempre me “trava” e não consigo realizar tarefas que sei que preciso, tarefas que vão me evoluir. Me sinto MUITO frustrado e isso tem atrapalhado muito meu desempenho e evolução da minha empresa.
    Você pode me ajudar de alguma forma?
    Muito obrigado, Leonardo. Gratidão!


    1. Oi Nohan! Tudo bem?
      Uma parte do seu inconsciente realmente deseja realizar essas tarefas e evoluir, enquanto outra parte talvez tenha ganhos em estar como está (muitas vezes por medo do desconhecido, por não perceber claramente o quão irá se sentir se conseguir realizar essas tarefas, dentre outras possibilidades).
      É possível, sim, você modificar esse algo que te “trava” para que você se sinta completamente diferente. Aí lhe pergunto: o que você colocaria no lugar dessa sensação de “frustrado”? O que você sentiria se pudesse trocar por qualquer outra sensação?
      Se tiver interesse em saber o método de mudança eficaz que trabalho, pode acessar:
      https://leodecker.com.br/cogen/

      Não hesite em perguntar se tiver dúvidas e eu puder ajudar.
      Obrigado e um grande abraço, Nohan!


  2. Oi sou cuidadora de animais deficientes, ja tive depressao grave por ter perdido dois filhos, pai , mae e esposo..eu recupero caes paraplegicos eu amo fazer isso mas só isso, nao tenho vontade nem animo pra fazer o resto como cuidar de mim ou minha casa ta sempre tudo bagunçado coisaa fora do lugar eu preciso melhorar sempre fui muito caprichosa e hoje so tenho vontade de fugir da louça na pia, ou roupas pra lavar..vc pode me ajudar? Tenho vergonha do que estou me tornando( uma relaxada) e eu nao sou isso!!nem queto ser!!


    1. Olá, Carla.
      Percebo a dedicação e amor com que você cuida dos cães paraplégicos. É importante, também, que você cuide de você mesma, para continuar ajudando-os, concorda? A vida é feita do que fazemos dela, não do que acontece com nós.
      Já tens ideia da mulher que deseja se tornar se mudasse tudo isso que deseja mudar?
      Se tirasse essa vergonha, colocaria o quê no lugar?
      Se quiser mais informações sobre como mudar tudo isso, pode clicar no botão superior dessa página, sobre “CoGen”, ok?
      Grande abraço, Carla!

Comentários encerrados.