Tempo de leitura: 2 minutos
Alguma vez você já decidiu mudar algum comportamento específico, mas simplesmente não conseguiu sustentar essa mudança por muito tempo? Ou nem conseguiu construir o passo inicial?
Existem muitos estudos sobre o tempo necessário para manter determinado comportamento até torná-lo um hábito, torná-lo “automático” etc. Deixarei para outro momento a discussão sobre “o que é um hábito” e “porque fazemos o que fazemos”, pois, aqui, apenas desejo trazer percepções que possam ajudar você a ter mais consciência sobre si próprio. O que desejo lhe trazer nesse artigo é uma curiosidade sobre COMO e QUANDO você se torna capaz (ou não) de adquirir um comportamento diferente.
Existem alguns passos que deveriam ser anteriores a quando você deseja iniciar uma jornada para adquirir um comportamento diferente, talvez um “hábito”. Tais passos remetem a questões muito profundas sobre as crenças sobre o que lhe motiva, o que é importante para você e, acima de tudo, QUEM VOCÊ ACREDITA SER.
Perceba que sua percepção sobre si próprio foi forjada por décadas de lembranças e experiências, por sua interpretação pessoal de incontáveis acontecimentos, dia após dia.
Dentre todos esses acontecimentos, sua mente irá filtrar, NO PRESENTE, os tipos de experiências que virão à tona. Por exemplo:
Se você acredita ser habilidoso, talvez venha à sua mente algum ou diversos momentos onde se percebeu exercendo atividades com habilidade de alcançar resultados. Quando, entretanto, você pensa sobre si próprio sendo incapaz ou estúpido, talvez venha à sua mente apenas algum ou vários momentos em que se atrapalhou, em que que não alcançou os resultados que queria. Em ambos os casos, sua mente irá deletar todas as outras situações contrárias à sua percepção sobre si próprio NO PRESENTE.
EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ ACREDITA SOBRE SI PRÓPRIO, o que você percebe aí dentro que representa quem você acredita ser hoje? Será que isso lhe ajuda ou atrapalha?
Você acredita ser capaz de exercer a carreira que deseja? Acredita ser capaz de realizar aquela atividade com proeza? Talvez ter o corpo que deseja ter? Será que acredita ser merecedor de um relacionamento saudável?
O que te impede de mudar, AGORA, sua percepção sobre si próprio? Qual é o seu autoconceito, enraizado, que tem lhe impedido de ter sucesso no que deseja? Como seria um “você” capaz de realizar tudo que deseja?